top of page

Terapia para Homens: Por que o homem moderno precisa desse espaço?

  • Foto do escritor: psificando
    psificando
  • 23 de jul.
  • 5 min de leitura
Homem em terapia

Você já sentiu que não pode desabar?


Muitos homens carregam expectativas invisíveis: trabalhar mais para poder prover, se preocupar sempre e lutar sem nunca demonstrar fraqueza. James Hollis chamou isso de viver “sob a sombra de Saturno” — quando medimos nosso valor pelo quanto aguentamos calados.


A verdade é que muitos de nós sofremos um isolamento silencioso: não temos com quem dividir medos sobre carreira, corpo, sexualidade, relacionamentos ou até sobre quem somos de verdade. Crescemos ouvindo que “homem de verdade resolve sozinho”, mas essa cobrança tem um custo alto — ansiedade, esgotamento e um distanciamento de nós mesmos.


Por que homens resistem à terapia?


  • Medo de serem julgados por demonstrar vulnerabilidade;

  • Dificuldade em encontrar um espaço seguro para se abrir;

  • A crença de que pedir ajuda é sinal de fraqueza.


Mas a realidade é que homens também precisam de um lugar onde possam falar sem filtro, onde o peso de ser sempre o “forte” possa, por um momento, ser colocado no chão, onde seus medos, anseios e desejos mais profundos possam ter voz, cara, forma, onde possam se descobrir sem o julgamento, se descobrir diferentes, únicos, sem precisar atingir nenhuma expectativa externa.


Os 8 segredos que todo homem carrega


James Hollis, em Sob a Sombra de Saturno, descreve as verdades silenciosas que moldam a psique masculina — muitas vezes sem que percebamos:


  1. A vida dos homens é tão governada por expectativas restritivas com relação ao papel que devem desempenhar quanto a vida das mulheres.


  2. A vida dos homens é basicamente governada pelo medo.


  3. O poder do feminino é imenso na organização psíquica dos homens.


  4. Os homens conluiam-se numa conspiração de silêncio cujo objetivo é reprimir sua verdade emocional.


  5. O ferimento é necessário porque os homens precisam abandonar a Mãe e transcender o complexo materno.


  6. A vida dos homens é violenta porque suas almas foram violadas.


  7. Todo homem carrega consigo profundo anseio pelo seu pai e pelos seus Pais tribais.


  8. Para que os homens fiquem curados, precisam ativar dentro de si o que não receberam do exterior.


Esses segredos revelam algo fundamental: o que aprisiona os homens não é a falta de força, mas as histórias que carregam e que nunca puderam contar, é muito gratificante aprofundar nesses tópicos e perceber sua complexidade dentro de nós.



Por que buscar um terapeuta homem faz diferença?


Conversar com alguém que conhece na pele o peso das expectativas masculinas é diferente. Um terapeuta homem focado em trazer a terapia para homens pode oferecer:


  • Compreensão real das pressões ligadas a trabalho, produtividade e desempenho;


  • Um espaço livre de julgamento, onde você pode explorar medos, afetos, desejos e desafios pessoais;


  • Caminhos para reconectar-se com sua própria força interna, para além das expectativas externas.


  • Alguém que já trilhou um caminho semelhante e conhece as dores e anseios masculinos terá clareza e pode se identificar com suas angústias.


Por que a terapia para homens está em alta?


Muitos homens começaram a perceber os benefícios de ter um espaço para eles e como isso tem melhorado sua qualidade de vida, bem estar e percepção de auto-valor, além disso a terapia pode ajudar os homens a: 


  • Lidar com o estresse, a ansiedade e a depressão.

  • Melhorar a comunicação e as relações interpessoais.

  • Desenvolver habilidades de resolução de problemas.

  • Aumentar a autoconfiança e a autoestima.

  • Gerenciar conflitos e emoções de forma mais eficaz.

  • Atingir seus objetivos de vida.

  • Desenvolver maturidade emocional e entender suas limitações de maneira realista.



A terapia para homens como rito de passagem


Antigamente, ritos de passagem guiavam meninos a atravessarem a infância e assumirem a vida adulta com clareza e propósito. Em algumas tribos haviam mais de um rito de passagem, um para entrar na vida adulta e assumir nosso lugar como homens na sociedade renegando o feminino de nossa personalidade, e outro na metade da vida onde nos é apresentado a grande Deusa como força geradora de vida e digna de respeito, ou seja, nos é novamente introjetado a parte feminina da vida em nossa personalidade para que assim finalmente os homens experimentassem a totalidade.

Hoje, a terapia pode cumprir esse papel: um espaço para enfrentar medos, revisitar a sombra, transformar a dor em crescimento e resgatar partes renegadas de nossa personalidade, e mais do que isso, alguém para contar nessas travessias.


Enfrentando a Sombra: O encontro necessário com o outro dentro de mim...


A sombra não é um inimigo externo, mas uma parte de nós que carregamos oculta, reprimida e rejeitada. É tudo aquilo que negamos sobre nós mesmos — medos, desejos, raivas, vulnerabilidades e partes “não aceitáveis” segundo as normas sociais e, especialmente, segundo as expectativas rígidas que cercam o que é “ser homem”.


Para muitos homens a sombra que carregam pode ser exatamente aquilo que lhes faltam, a energia, a vitalidade e a agressividade necessária para vencer na vida, para se projetar no mundo e sair de momentos de estagnação.


Para outros pode ser a sensibilidade que lhes permitirá se conectar com outras pessoas e estabelecer vínculos profundos, sinceros e duradouros.


Para o homem moderno, a sombra pode também se manifestar como explosões inesperadas de raiva, isolamento, ansiedade, reatividade ou aquela sensação constante de vazio e desconexão, sintomas de que algo está preso e buscando uma saída.


Ignorá-la significa carregar uma bagagem pesada, que consome energia e, frequentemente, gera sofrimento silencioso.


A sombra só pode ser compreendida se for trazida para a consciência, trabalhada e assimilada. Ela não desaparece; simplesmente se projeta — muitas vezes em outras pessoas, grupos ou até no mundo, criando conflitos e sofrimentos externos que são, na verdade, reflexos internos.


Na terapia, olhar para a sombra é um ato de coragem. É aceitar que não somos perfeitos, que temos lados escuros e feridas profundas, mas que é justamente nesse encontro que nasce a possibilidade da verdadeira liberdade interior e autenticidade.


“A única forma de integrar a sombra é trabalhar com ela, pois o que não for assimilado será projetado sobre os outros ou vazará através de um comportamento perigoso.”— James Hollis

Ao conhecermos nossas sombras aprendemos muito sobre o ser humano em geral, percebemos tudo que esta errado no mundo também está dentro de nós mesmos, apenas ter lidado com a própria sombra já significa ter realizado algo verdadeiro para o mundo. É como lidar com uma parte infinitesimal dos problemas sociais não resolvidos de nossa época. Esses problemas são extremamente difíceis pois são envenenados por projeções mútuas. Afinal como alguém enxergaria corretamente quando nem sequer enxerga a si e a escuridão que, inconscientemente, carrega consigo em todas as relações?


Convido você a deixar esse espaço ser um lugar para esse encontro. Para acolher o que ficou preso na sombra, para transformar a dor reprimida em fonte de poder e de autoconhecimento. Porque o homem que conhece e abraça sua sombra é um homem inteiro — e só assim pode viver com verdade e plenitude.



Está pronto para essa travessia?


Carregar tudo sozinho tem um preço. A terapia nunca foi um sinal de fraqueza, mas de coragem. É escolher se conhecer e viver guiado por algo maior do que a cobrança externa — por você mesmo, é se abrir para enfrentar suas próprias batalhas internas com honra no coração, é aprender a ser digno de amor para consigo mesmo e com o mundo.


Se você sente que chegou a hora de parar de lutar sozinho, este espaço é para você. Agende sua sessão aqui e inicie sua jornada para uma vida mais autêntica e leve.


 
 
 

Comments


MANTENHA CONTATO

E receba informativo sobre eventos, newsletter e descontos nos eventos que vir acontecer.

Obrigado ;)

bottom of page